​”Atacaremos mais sites de políticos”, diz hacker que invadiu site de Bia Dória

Conversamos com 0x4h4x, um dos responsáveis por redecorar página da esposa do futuro prefeito de São Paulo. “Foi por motivos políticos”, afirma. Crédito: Captura de tela do site de Bia Dória

“Atacaremos mais sites de políticos”, diz hacker que invadiu site de Bia Dória

ESCRITO POR BRUNNO MARCHETTI

10 October 2016 // 05:33 PM CET

No último fim de semana, a artista plástica Bia Dória, esposa do futuro prefeito de São Paulo, João Dória, virou um dos assuntos mais falados do noticiário nacional. Enquanto suas falas sobre generosidade com os mais humildes repercutiam nas redes sociais, muitos jornais anunciaram que o site dela havia sido hackeado.

Durante a maior parte do dia de ontem, quem entrasse no domínio biadoria.com.br via, no espaço destinado à biografia de Bia, denúncias contra o João Dória e imagens de símbolos anarquistas. “Mais um site da família Dória Owned”, escreveram os invasores. Horas depois a página caiu e, até agora, encontra-se fora do ar.

O autor do ataque hoje se revelou ao Motherboard como 0x4h4x, integrante do grupo AFA N3TW0RK. Apresentado como anarquista e antifascista, ele afirmou, em chat criptografado, que o objetivo é “dar um choque de realidade e fazer com que as pessoas olhem as coisas que estão acontecendo”.

Sua missão, disse, era alertar para ilegalidades praticadas por João Dória, como uma acusação de desviar dinheiro público em 1986 na época em que esteve na Embratur e o fato de responder na justiça pela invasão de uma área pública em Campos do Jordão, no interior paulista.

O ataque feito contra o site da esposa do futuro prefeito foi um “defacement”, um tipo de pichação virtual em que o hacker consegue privilégios de administrador do site e altera seu conteúdo. Esta tática foi bastante utilizada por grupos famosos como Anonymous, LulzSec e ASOR Hack Team. Os motivos variam desde diversão até causas políticas.

“Já fiz praticamente uma saga de defaces contra o Alckmin e diversos políticos. Nas mídias sociais comentaram que isso tem ligação com partido quando, na verdade, sou anarquista.”

Este ano o site da Anatel sofreu ao menos dois ataques deste tipo em janeiro e em abril. Além de sites governamentais, partidos políticos como o do PCdoB também foram alvo de defacement em 2016. 0x4h4x apontou que, no Brasil, a segurança digital é bem ultrapassada. “Qualquer sistema possui falhas. Basta o atacante querer procurar”, disse. Ele também prometeu invadir mais sites nos próximos dias: “Iremos realizar uma sequência de ataques abordando a PEC 241.”

Procurada pelo Motherboard, a assessoria de Bia Dória preferiu não se manifestar sobre o caso.

Abaixo, a maior parte da conversa com o hacker – editada para dar maior clareza ao leitor.

MOTHERBOARD: Por que você invadiu o site de Bia Dória, a mulher do futuro prefeito de São Paulo?

0x4h4x: O deface aconteceu por causa de motivos políticos. Acredito desde 2011 em uma ideia chamada Defacement in Protest. É uma forma de dar um choque de realidade e fazer as pessoas olharem coisas que fazem questão de ignorar. A maioria dos meus defaces são para chamar atenção de fatos políticos. Um pouco de realidade para fazer a população pensar um pouco

E para o que você queria chamar a atenção?

O deface ocorreu antes da entrevista que ela deu, na realidade. O ataque aconteceu dia 6 de outubro às 01:38:36 [ polêmica entrevista de Bia Dória a Folha de S. Paulo foi publicada na madrugada do dia 9]. Foi para o ar o recorte de jornal envolvendo o Dória em corrupção. Sinceramente, não acredito que o povo paulistano acreditou nessa de “trabalhador”, de meritocracia, que ele começou do 0 quando, na verdade, começou com um milhão de dólares.

Você sente que cumpriu seu objetivo com esta invasão?

Então, a mídia ajudou bastante. Muitas pessoas foram pesquisar sobre o recorte de jornal e a área que o jdoria invadiu. O mais crítico de tudo é que, quando um rico invade uma área, fica 20/30 anos e não acontece nada. Mas quando é alguém sem condições financeiras que precisa de apenas um lugar para morar, igual acontece em ocupações em SP, a PM invade e simplesmente comete um massacre.

Por que a escolha de Dória como alvo?

Na realidade, o alvo são todos. Já fiz praticamente uma saga de defaces contra o Alckimin e diversos políticos. Nas mídias sociais comentaram que isso tem ligação com partido quando, na verdade, sou anarquista. A escolha do Dória como alvo é exatamente a sequência de ilegalidades da familia dele ao longo dos anos. No Brasil, na realidade no mundo inteiro, não tem ninguém que seja milionário sem ter explorado vidas alheias. Infelizmente, isso é o capitalismo. Enquanto poucos vivem no luxo, muitos vivem em condições deploráveis. A miséria só existe porque dá lucro.

Foi difícil conseguir acesso ao site da Bia?

Na realidade, não. A segurança digital no Brasil ainda é bem ultrapassada. Qualquer sistema possui falhas. Basta o atacante querer procurar.

Então é fácil achar falhas no site de políticos?

Sim, é algo bem comum. Na maioria das vezes tem falhas, seja focada em CMS ou em sites feitos do 0. Nenhum sistema é seguro. Sites do governo são alvos quase todos os dias. É só dar uma olhada no zone-h que irá se espantar com quantos sites são invadidos pelo mundo diariamente. O hacking pode e deve ter um papel político. A prova disso é o site da Bia Dória. Chegou a hora de limpar a internet de qualquer poça d’água que possa divulgar o fascismo.

Você comentou que esse ataque foi feito em parceria com um amigo. Vocês são um grupo ou se juntaram pra esse ataque especificamente?

Sim, atualmente é um grupo que está no Twitter como @afan3tw0rk. Iremos realizar uma sequência de ataques abordando a PEC 241. É outra coisa que a população ignora e que vai afetar a vida de todos.

O que você acha da cena hacker aqui do Brasil? Há uma motivação política em comum?

Infelizmente se resume a ego e brigas. Não vão levar a lugar nenhum. Tudo no Brasil, desde cena punk a ativismo, até mesmo política, tudo acaba em ego. No Brasil temos pessoas com potenciais incríveis para fazer tantas coisas, mas o ego acaba impedindo de que se juntem para algo maior.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s